Instituto Pensar - Imprensa internacional critica negacionismo de Bolsonaro

Imprensa internacional critica negacionismo de Bolsonaro

por: Nathalia Bignon


A imprensa internacional destacou nesta quarta-feira (8) a confirmação de que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) está infectado pelo novo coronavírus. No início da tarde de ontem, ele confirmou à imprensa que está com covid-19, depois de minimizar a gravidade da pandemia no país.

New York Times incluiu a notícia na primeira página, lembrando que o presidente brasileiro criticou as medidas de distanciamento social e minimizou repetidamente a ameaça do coronavírus, mesmo o país figurando em segundo lugar na lista de mais mortos no mundo.

A rede de TV do governo do Qatar, Al-Jazeera, recordou diversos episódios em que o presidente cumprimentou apoiadores, na maior parte das vezes sem máscaras, e do encontro com Trump na Flórida, em março. Vários integrantes da comitiva brasileira testaram positivo para a doença logo após a viagem.

O francês Le Monde lembrou a fala de Bolsonaro em discurso em rádio e TV, em março, quando disse que a covid-19 era apenas "uma gripezinha”.

O diário português Público estampou a foto de Bolsonaro na capa, afirmando que "Jair Bolsonaro foi "infectado pelo vírus que tanto subestimou”.

As declarações minimizando os efeitos da doença também foram lembradas pelos britânicos BBC e Financial Times. Na reportagem do espanhol El País, receberam destaque as falas do presidente dizendo que as ações definidas por estados e municípios para conter o avanço da doença foram "superdimensionadas”.

The Guardian criou uma galeria de imagens de Bolsonaro durante a pandemia, nas quais estampas uma série de episódios em que ele ignorou as recomendações de especialistas.

O alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung afirmou que o mandatário brasileiro não tem apenas desconsiderado a obrigação de usar máscara, mas também lutado vigorosamente contra ela.

Na capa, o Wall Street Journal também frisou anunciou que o "presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que minimizou a severidade da pandemia e pediu às pessoas em seu país que voltassem ao trabalho, disse que deu positivo para a covid-19”.

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da OMS na América Latina, também comentou o resultado dos exames de Bolsonaro.

"A mensagem é que o vírus é imprevisível e não respeita raça, classe ou pessoas no poder”, disse o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal, em entrevista coletiva.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: